quinta-feira, 19 de março de 2009

CULTURA ERUDITA


Cultura Erudita
É a produção acadêmica centrada no sistema educacional. Os produtores da cultura erudita fazem parte de uma elite social, econômica, política e cultural. Esta está subordinada ao capital pelo fato de este fator viabilizar sua produção. Seu conhecimento é proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e adquirida, sobretudo pela leitura).
A produção erudita necessita um conhecimento de história da arte (muitas vezes universal), dos movimentos artísticos, da própria historia geral. Consequentemente acaba sendo mais elaborada. Portanto, não é viável a uma minoria, e sim a uma classe social que por sua vez possui condições para investir nesses aspectos e em fim obter o conhecimento.
A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação.
Grupo: Álvaro, André, Arthur, Henrique, Leonardo, Tamara, Vitor.

quarta-feira, 18 de março de 2009

VIVA A CULTURA POPULAR BRASILEIRA

CULTURA INDIGENA


Os habitantes das Américas foram chamados de índios pelos europeus que aqui chegaram. Uma denominação genérica, provocada pela primeira impressão que eles tiveram de haverem chegado às Índias. Mesmo depois de descobrir que não estavam na Ásia, e sim em um continente até então desconhecido, os europeus continuaram a chamá-los assim, ignorando propositalmente as diferenças lingüístico-culturais. Era mais fácil tornar os nativos todos iguais, tratá-los de forma homogênea, já que o objetivo era um só: o domínio político, econômico e religioso. Um grupo de pessoas pode ser considerado indígena ou não se estas pessoas se considerarem indígenas, ou se assim forem consideradas pela população que as cerca.
Grupo:Rodolfo, Wagner, Renan, Felipe, Pedro, Thales e Rodrigo.

segunda-feira, 16 de março de 2009

CULTURA AFRICANA






África
O continente africano é cercado ao norte pelo mar Mediterrâneo, ao oeste pelo oceano Atlântico e ao leste pelo oceano Índico.
A África possui grande diversidade cultural. Pode-se perceber grandes diferenças em suas etnias, origens, costumes, religiões e outros.
Os africanos em geral, acreditam que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte entre outros.
A cultura africana influenciou na formação do povo brasileiro e está presente na atualidade. Algumas heranças deixadas foram:
A Capoeira: Chegou na época da escravidão e era utilizada pelos escravos como luta defensiva ( caracterizava-se por ser uma luta sem armas e utilizando-se os pés).
A Culinária: Alguns ingredientes como o leite de coco, óleo de palmeira, azeite de dendê e até a feijoada (surgiu no período em que os escravos misturavam restos de carne pra comer) foram trazidos junto com os escravos africanos.
A Dança : Considerada como parte essencial da vida nas aldeias. A dança acentua a unidade entre os membros de uma aldeia, por isso é quase sempre praticada em grupo.

O Candomblé: Presente, principalmente, no território baiano onde os escravos antigamente eram desembarcados. Os ritos africanos eram realizados com orações comunitárias, danças e cantos.

domingo, 15 de março de 2009

CULTURA POPULAR




Cultura Popular ou Cultura Pop é a cultura vernacular - isto é, do povo - que existe numa sociedade moderna. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo as indústrias do cinema, televisão e editorais, bem como os meios de comunicação. No entanto, a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado de uma interação contínua entre aquelas e as pessoas pertencentes à sociedade que consome os seus produtos.
Grupo:Júlia, Juliana S., Jéssica, Luiza, Westerley, Dayana, Hugo e Thomas