sábado, 4 de abril de 2009

CULTURA POPULAR

Neste video o hino nascional é cantado por pessoas de deferentes regiões do brasil, mostrando a grande diversidade cultural de nosso país.

Grupo:Luiza S., Juliana S., Júlia, Thomás, Dayana, Jéssica e Hugo.

CULTURA POPULAR

O video mostra a cultura popular brasileira que é diversificada e esta sempre se inovando.A cultura que faz parte da nossa história, do nosso passado, presente e que fará parte do nosso futuro.Ela nos define, nos une, nos torna brasileiro.

Grupo:Luiza S., Juliana S., Júlia, Thomás, Dayana, Jéssica e Hugo.

Essa postagem foi originalmente feita no dia 18 de março de 2009, foi acresentado apenas o comentário.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

CULTURA INDÍGENA

A diversidade das culturas indígenas brasileiras atrai estudiosos de todo o mundo. A quantidade de dialetos falados nas tribos faz do Brasil um dos países com o maior número de línguas dentro de sua fronteira. Outro detalhe que chama a atenção é que o país abriga alguns dos poucos grupos indígenas que ainda não fizeram contato sistemático com o homem branco. Na Amazônia, os antropólogos já identificaram 1.000 índios nessas condições. Um levantamento do governo mapeou 45 tribos vivendo isoladas. Conforme os antropólogos, o número total de índios selvagens pode chegar a 3.000. A maioria dos povos já recebeu forte influência da cultura ocidental. Calcula-se que metade saiba comunicar-se em português e 100.000 estejam matriculados na escola.

CULTURA MASSA


O QUE EU TENHO A VER COM ISSO? Você pode estar se perguntando: como a cultura de massa influencia sua vida. Há muitas coisas no dia a dia das pessoas que são reflexo da cultura de massa e elas nem sabem. Os meios de comunicação interferem muito na vida de todos. Quando uma novela faz sucesso, dita a moda do mercado. Um personagem faz sucesso, e seu corte de cabelo e roupas são vistos nas ruas em todas as regiões do país. Quem nunca viu Big Brother Brasil? Ou melhor: quem nunca tomou coca-cola? Deixamos de ter nossos próprios costumes, trocando-os por uma característica artificial, só porque “todo mundo está fazendo”. Muitas meninas só querem cabelos lisos, submetendo-se a tratamentos prejudiciais a saúde, querem ser magras a todo custo, já que é isso que a sociedade impõe. Chegou o momento de refletir: será que isso vale a pena? Os costumes da minha região, da minha família devem ser trocados para nos adequar a sociedade? Pense nisso!
Grupo: Cultura de Massa

quinta-feira, 2 de abril de 2009

CULTURA AFRICANA

Religião
É um erro comum supor que na África todos possuem uma religião em comum. No norte, predominam o Islamismo e o Cristianismo, enquanto na região centro-sul predominam as religiões tradicionais, que possuem a vida como objeto central, pregando a profunda harmonia com o universo e morais para um comportamento adequado.










Ritos
Os ritos desempenham um papel fundamental nas atividades do grupo, e os mais importantes são os ritos de iniciação, que garantem uma boa integração na comunidade, e os ritos fúnebres, que garantem a benevolência dos antepassados.

CULTURA ERUDITA


Música clássica ou música erudita (do latim, eruditus, "educado" ou "instruído") é um termo amplo utilizado costumeiramente para se referir à música academicamente estudada, em sua forma, estilo e analisada dentro das tradições, seguindo cânones preestabelecidos no decorrer da história da música; produzida (ou baseada) nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, englobando um período amplo que vai, aproximadamente, do século IX até a atualidade.O termo "música clássica" só apareceu no início do século XIX, numa tentativa de se "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro.Hoje em dia, o termo aplica-se aos dois usos: "música clássica" no sentido que alude à música escrita "modelar," "exemplar," ou seja, "de mais alta qualidade"; o termo é aplicado a "música erudita" (ou "música séria") em geral. E, "música clássica" que aplica-se a música do Período Clássico do Século XVIII e parte do Século XIX